Catanduvas

Catanduvas - I Seminário municipal do programa Saúde Integrada na Escola

Catanduvas - I Seminário municipal do programa Saúde Integrada na Escola

Na tarde desta terça dia 07, todos os servidores da rede municipal de ensino, esporte, imprensa, gestores ambientais, vereadores, vice-prefeito e demais da comunidade do município de Catanduvas, estiveram reunidos no Centro Cultural “Roseli do R. M. de Oliveira”, durante o Seminário referente ao Programa de Educação Ambiental - Saúde Integrativa na Escola, promovido por meio de parceria entre Prefeitura, Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, através do Convênio Linha Ecológica.

 

A Secretária de Educação, Sirley Ferreira Esma agradeceu a todos pela colaboração, em especial ao Prefeito Professor Moises Aparecido de Souza e parabenizou a iniciativa da Itaipu, enfatizando a importância desta parceria.

 

De acordo com a consultora pedagógica do Convênio - Linha Ecológica, Itaipu e Lindeiros, Carmem Romagna de Lima, o seminário está acontecendo em todos os municípios do Oeste do Paraná, com o intuito de levar a proposta da saúde integrativa, que envolve as questões da saúde do indivíduo, do ambiente e das suas relações.

 

O programa tem por objetivo a promoção da sustentabilidade com foco na educação e saúde, capacitando e empoderando as pessoas e comunidades na melhoria contínua dos modos e estilos de vida com objetivo de atingir um elevado nível de bem-estar seja ele ambiental, social, econômico e biológico. As atividades desenvolvidas pelo programa contribuem para conscientizar e reeducar as pessoas sobre a importância dos benefícios imediatos e duradouros de práticas sustentáveis. O Seminário foi ministrado pelos facilitadores o médico e professor Roberto de Almeida e a bacharel em direito Cristina Arakaki especialistas em Medicina do Estilo de Vida e Saúde dos relacionamentos, respectivamente.

 

Ao final do evento foi realizado o sorteio de alguns brindes e prêmios aos participantes, com o apoio da Cooperativa Sicredi, Secretaria de Saúde, Agricultura e a Gestora da Coleta Seletiva. Ainda houve a colaboração de 14 pessoas entre Secretários Municipais, Servidores, Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito para a aquisição de duas bicicletas. Sendo que, os brindes e prêmios foram uma forma de incentivo as práticas que promovam a saúde tanto física quanto mental, conscientizando a mudança de hábitos.