Catanduvas – Avião da FAB pousa em Cascavel para transferência de detentos
Três detentos foram transferidos de presídios nesta quarta-feira (1°), em Cascavel. O avião da Força Aérea Brasileira pousou no Aeroporto de Cascavel.
Os presos são de alta periculosidade e serão levados para a Penitenciária Federal de Catanduvas. No Aeroporto de Cascavel, local do pouso do avião, diversos policiais federais e agentes do Depen fizeram a segurança.
Outras informações não podem ser divulgadas por motivos de segurança.
Presídio Federal de Catanduvas
O Presídio Federal de Catanduvas é o maior existente no Brasil e foi a primeira prisão federal de segurança máxima inaugurada pela União, em 2006. A pouco mais de 400 km de Curitiba, a penitenciária foi estrategicamente construída para isolar alguns dos maiores chefes do crime organizado.
O presídio faz parte do Sistema Penitenciário Federal (SPF), administrado pelo Departamento Penitenciário (Depen) do Ministério da Justiça, criado com a intenção de abrigar os presos de alta periculosidade, principalmente os líderes de facções criminosas. De acordo com Ministério da Justiça, desde que o SPF foi criado, houve redução de mais de 80% em casos de motins e rebeliões em todo o país. Atualmente, existem mais 4 unidades prisionais federais, localizadas em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).
Por - CATVE