Cantu

Empreendedores da Cantu e região terão evento em Cascavel

Empreendedores da Cantu e região terão evento em Cascavel

Na próxima quinta dia 03 de Outubro, empreendedores de Cascavel e região poderão participar do Fomenta Paraná – Regional Oeste, um encontro de oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais. O evento ocorrerá no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel (Rua Fortunato Bebber, nº 987), das 08h30 às 17 horas. Interessados em realizar a inscrições podem acessar http://bit.ly/fomentaOeste ou entrar em contato pelo telefone (45) 3321-7068.

 

A programação do evento começa às 08h30, com credenciamento e, logo depois, começam os painéis, palestras e rodadas de negócios. Dentre os objetivos do evento, estão a aproximação de compradores, fornecedores e agentes públicos e a disseminação de ideias e soluções que facilitem a venda de produtos e serviços das micro e pequenas empresas para órgãos públicos, sempre com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

 

“É um evento que pretende aproximar compradores, fornecedores e agentes públicos, capacitar, apresentar cases e promover rodadas de negócios”, projeta o consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni.

 

São apoiadores do evento a Fecomércio PR, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), o Governo do Paraná, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e empresas âncoras locais, como Unioeste, 10ª Regional de Saúde do Paraná e Prefeituras de toda a região.

 

Às 08h30, o local será aberto para recepção e credenciamento. A partir das 09 horas, começam as palestras, sendo que às 11 e 13 horas há previsão de realização de duas oficinas. A partir das 13 horas, está agendada uma rodada de negócios entre compradores e fornecedores. Paralelo ao Fomenta, também ocorrerá o Fórum de Secretários Municipais de Planejamento, promovido pelo Governo do Paraná, que pretende complementar a programação sobre Compras Públicas, discutindo questões como gestão pública, planejamento estratégico, otimização de resultados, eficiência energética, e apresentação de projetos locais, como Ferroeste e Modernização da Gestão Pública, com o Instituto de Planejamento de Cascavel.

 

Compras públicas


Segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre 2016 e 2017, os territórios Oeste Integrado e Cantuquiriguaçu compraram, juntos, R$3,5 bilhões de reais nos processos de compras públicas. Desse montante, pelo menos 52% das licitações foram homologadas com MPEs dos territórios.

 

Especificamente, em Cascavel, de acordo com dados da Prefeitura, das empresas que venceram processos licitatórios entre 2017 e 2018, 62% são micro ou pequenas, 3% são microempreendedores individuais e os outros 35% são de outros formatos. Desse montante, 55% foram vendidos por empresas de Cascavel e do oeste do Paraná.

 

Dentre os fatores que contribuem para o aumento na participação e homologação de contratos com micro e pequenas empresas, está o Escritório de Compras Públicas, uma iniciativa da Prefeitura, Acic, Sebrae/PR, Fecomércio PR, Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Unioeste, Núcleo Regional de Educação, Compra Paraná e Comitê Gestor Municipal.

 

Desde julho de 2017 até setembro de 2018, segundo levantamento do Escritório, o espaço publicou 628 editais que chegaram a 18,4 mil empresas, conseguindo ampliar de 36% para 68% as aquisições locais.

 

 

Por Assessoria SEBRAE.

 

 

 

 

 

SICREDI 02