Campo Bonito - Nota de esclarecimento
Diante dos fatos ocorridos na última quarta-feira, dia 18 de outubro de 2023, no Hospital Universitário (HU) da cidade de Cascavel/PR que circula pelas redes sociais, onde um cidadão do município de Campo Bonito/PR, relata que o município não prestou os devidos atendimentos à gestante (Zeni dos Santos) mãe do seu filho, o município de Campo Bonito vem esclarecer que:
Considerando as informações que circulam nas redes sociais e grupos de Whatsapp, o atendimento gestacional (Pré-Natal) foi realizado através do sistema único de saúde, na cidade de Campo Bonito/PR, sendo todos exames e atendimentos foram através de responsáveis competentes para tais funções.
Sabe se, que é de responsabilidade do município fornecer o auxílio adequado aos pacientes, sendo que em observância de todos os prontuários médicos realizados pela paciente, percebe-se que toda a gestação estava devidamente acompanhada pelo médico responsável e não houve qualquer intercorrência grave durante a mesma.
Além disso, como é sabido a gravidez é algo que pode sofrer inúmeras intercorrências, e nem sempre pode sair como planejado, pois podem ocorrer fatos alheios à vontade humana ou até mesmo da medicina.
Destaca-se que durante o período foram realizadas 12 (doze) consultas, conforme registros de prontuários médicos arquivados junto ao sistema integrado às unidades de saúde de Campo Bonito/PR.
Ademais, no dia 17 de outubro do ano corrente a genitora esteve presente em consulta médica junto à unidade de saúde da cidade de Campo Bonito/PR, com o ginecologista/obstetra Dr. Antonio Ramos Junior, sendo constado que possuía movimento fetal, bem como batimentos cardíacos do feto, sendo avaliada e orientada de que seria encaminhada no dia seguinte para agendamento de cesárea eletiva, no Hospital Universitário na cidade de Cascavel/PR, uma vez que é a referência para tais atendimentos, lembrando que até este momento a genitora, não apresentava "sinais de alarme" ou risco.
Outro ponto importante, a ser destacado que por se tratar de paciente com dificuldades de locomoção TODAS as consultas realizadas foi solicitado e fornecido o transporte sanitário até a unidade de saúde, infelizmente não observamos a visita ou acompanhamento do genitor em nenhum dos atendimentos.
No mais, com relação as informações do prontuário médico do Hospital Universitário, até o presente momento não obtivemos informações do mesmo, até por que tratam-se de informações sigilosas daquele Hospital e somente serão obtidas por meio de decisão judicial.
Na sequencia, oportuno destacar que há um comitê regional de avaliação de óbitos fetais infantis, que irá analisar/avaliar quaisquer irregularidades durante o atendimento, ou possíveis imprudências e imperícias.
Vale ressaltar que recebeu todo atendimento necessário até o momento da última consulta, ou seja, todas as medidas cabíveis foram adotadas, para que não ocorresse a fatalidade.
Dessa forma o município de Campo Bonito através do prefeito Mario Weber e da secretária de Saúde Eliane Aparecida Rocha, em nome de toda equipe de saúde do município, lamentam o ocorrido e esclarecem os fatos para a população. Ficando a disposição para mais informações.
Campo Bonito, 20 de outubro de 2023.
MARIO WEBER
PREFEITO