Brasil e Mundo

Vacinação contra febre aftosa deve ser feita 20 dias antes ou depois da IATF

Vacinação contra febre aftosa deve ser feita 20 dias antes ou depois da IATF

Começou na semana passada, na quinta, dia 1º, a segunda etapa da campanha anual de vacinação do rebanho brasileiro contra a febre aftosa. Todos os estados da Federação, exceto Santa Catarina, estão mobilizados para imunizar o rebanho contra esta doença.

 

Para destacar os pontos de atenção para o pecuarista proteger o rebanho adequadamente e garantir sua produtividade, o Giro do Boi levou ao ar nesta segunda, dia 05, entrevista com o médico veterinário Roulber Silva, gerente da Boehringer Saúde Animal.

 

O especialista afirmou que é necessário um período de espera entre a vacinação e a IATF, ou vice-versa. “Teve um estudo feito no Mato Grosso do Sul que demonstrou indícios de que pode acontecer uma reabsorção embrionária se você ficar a vacinação até o vigésimo dia após a IATF. Porém esse mesmo estudo demonstrou que se você fizer vinte dias antes da IATF, não teria impacto nenhum. Quer dizer que se você fez a inseminação, está naquele momento de concepção, que a fêmea está concebendo, está começando a ter a implantação do embrião no seu útero, você pode ter um problema de reabsorção embrionária e acabar tendo uma diminuição de fertilidade. Este estudo demonstrou isto. […] E muitos estados decidiram modificar a campanha de vacinação, fazer com que somente animais com até 24 meses de idade fossem vacinados em novembro”, detalhou.

 

O veterinário afirmou ainda que para os bezerros, a agulha tem tamanho diferente. Ao invés da 15×18, utilizada para animais adultos, a bezerrada deve ser vacinada com agulha 12×18 pela espessura do couro ser menos grossa.

 

Outra indicação de Roulber foi para o modo correto de fazer a prega no couro para aplicar a vacina subcutânea e evitar a formação de abscesso intramuscular por reação ao produto e também recomendações de higienização dos equipamentos para evitar infecções e deterioração de agulhas e pistolas. (Com Canal Rural)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02