Trump cita Brasil ao anunciar a aplicação de novas tarifas durante discurso no Congresso dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou o Brasil como um dos países que, segundo ele, sempre “usaram tarifas contra os EUA”. A declaração ocorreu durante um discurso no Congresso americano na noite desta terça-feira (4).
Trump também citou União Europeia, Índia e Coreia do Sul, além de México e Canadá.
“Outros países usaram tarifas contra nós por décadas, e agora é a nossa vez de começar a usá-las contra eles. A União Europeia, China, Brasil e Índia, México e Canadá e diversas outras nações cobram tarifas tremendamente mais altas do que cobramos deles. É injusto”, afirmou.
“A Índia nos cobra tarifas maiores que 100%, a tarifa média da China sobre nossos produtos é o dobro do que cobramos deles e a tarifa média da Coreia do Sul é quatro vezes maior”, acrescentou.
No discurso, o presidente dos Estados Unidos declarou ainda que ‘todas as tarifas serão recíprocas’. Segundo ele, a medida vai ajudar na criação de novos empregos no país.
Nesta terça, as tarifas de 25% impostas pelo presidente dos Estados Unidos sobre o México e o Canadá entraram em vigor.
Além disso, Trump dobrou a tarifa sobre todas as importações chinesas de 10% para 20%. Essas taxas se somam às tarifas existentes sobre centenas de bilhões em produtos chineses.
Em janeiro, o presidente dos Estados Unidos anunciou a imposição de tarifas de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México.
A medida chegou a ser suspensa por 30 dias, mas entrou em vigor ontem.]
Por - TV Cultura