Brasil e Mundo

Semana terá novas chuvas no Rio Grande do Sul e fim da onda de calor

 Semana terá novas chuvas no Rio Grande do Sul e fim da onda de calor

A semana terá um novo episódio de chuva com altos volumes e a chegada de uma mais uma massa de ar polar, que será de maior intensidade que a última e levará frio intenso para o Rio Grande do Sul e algumas áreas de Santa Catarina e Paraná. As precipitações voltam a ocorrer no momento em que o estado ainda passa por graves enchentes em diversos municípios ainda inundados, especialmente no sul do Estado e na região metropolitana.

As principais chuvas devem acontecer entre terça-feira e sexta-feira. Além disso, as temperaturas vão ter uma queda acentuada próxima ao fim de semana. O vento Sul segue intenso e, aliado aos novos volumes de água, podem contribuir para voltar a elevar o nível do Guaíba e inundar áreas costeiras na Lagoa dos Patos, informa a Metsul Meteorologia.

 

Previsão por dia no RS

A segunda-feira (20/5) terá o afastamento de uma área de baixa pressão atmosférica e ar mais seco avança. Com isso, o tempo apresenta melhora em diversas regiões, mas no leste do estado haverá chuvas leves em alguns pontos.

Na terça-feira (21/5), o dia começa com tempo firme e o sol chega a aparecer com nuvens em parte do estado, mas no decorrer do dia, a chuva volta a acontecer. Já deve chover desde manhã em pontos do Oeste, mas a instabilidade será mais generalizada da tarde para a noite, inclusive com precipitação moderada a forte de forma isolada com trovoadas.

Na quarta-feira (22/5), a nova frente fria se organiza no oeste e no sul gaúcho com chuva ao longo do dia. Entre a tarde e a noite, o sistema avança com chuva no noroeste e centro, enquanto o tempo segue firme e o calor predomina no norte e no nordeste do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (23/5), a chuva ganha força entre o centro e o norte do estado, na medida em que o tempo melhora no extremo sul e na fronteira com o Uruguai.

Na sexta-feira (24/5), novamente deve ocorrer pancadas de chuva, ventania e queda acentuada de temperaturas na maior parte do estado.

 

Fim da onda de calor

A duradoura massa de ar seco que ainda atua sobre o interior do Brasil vai perder força ao longo da semana. Nos últimos dias, a passagem de uma frente fria chegou a enfraquecer a condição de bloqueio atmosférico no Sudeste e Centro-Oeste, mas as temperaturas logo voltaram a subir.

A tendência é que o sistema de alta pressão se desloque para alto mar e a onda de calor chegue ao fim. Mesmo assim, a semana começa com temperaturas altas e tempo seco em Minas Gerais, Goiás, regiões do Distrito Federal, cidades do centro-sul do Tocantins, estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do interior de São Paulo. A Climatempo ressalta que, sem onda de calor, as temperaturas máximas permanecerão dentro da normalidade.

 

 

 

 

Por Globo Rural

 

 

Hashtag:
SICREDI 02