Semana começa com alerta de geada no Sul do país e chuva no Norte
A região Sul do país inicia a semana com risco de geada no porção norte do Estado de Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sul do Paraná, segundo o sistema de alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com o Instituto, há risco de perda em plantações nos municípios de Passo Fundo (RS), Erechim (RS), Chapecó (SC) e Guarapuava (PR).
Em nota, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) observa que a uma massa de ar frio e seco presente favorece a formação do fenômeno na área entre o sul do Estado e os Campos Gerais enquanto mais ao norte as temperaturas sejam mais amenas. Em Guarapuava, a mínima prevista é de 3ºC nesta segunda-feira (12/8).
Em Santa Catarina, a Defesa Civil do Estado destaca a previsão de temperaturas mínimas entre 0 e -4°C entre o Meio-Oeste do Estado e os planaltos, de 1 a 5°C no Oeste e Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana e de 5 e 10°C nas demais regiões.
"Mais uma vez, há condições para formação de geada ampla. Mesmo com o predomínio do sol, as temperaturas não sobem muito e à tarde, as máximas variam entre 12 e 18°C no estado", aponta a Defesa Civil catarinense em nota. No litoral, a previsão é de mar agitado, com ressaca, devido ao vento intenso de até 80km/h.
Já no Rio Grande do Sul, a semana começa com a intensificação de um anticiclone migratório, o que eleva o risco de geada no Estado. A exceção, segundo a Emater, são os municípios localizados nas proximidades da Laguna dos Patos, Lagoa Mirim e Região dos Vales, onde está descartada a possibilidade de ocorrência do fenômeno.
No restante do país, a previsão é de tempo firme com máxima de 32ºC em Cuiabá (MT) e de 39ºC em Palmas (TO). Na região Norte estão previstas pancadas isoladas de chuva com trovadas na faixa que vai de São Luís (MA) a Manaus (AM) e Boa Vista (RR), mas com tempo quente e máximas acima dos 30ºC.
Por Globo Rural