Brasil e Mundo

PF deflagra operação contra grupo que fraudava licitações em três estados

PF deflagra operação contra grupo que fraudava licitações em três estados

A Polícia Federal em cooperação com Ministério Público Federal deflagrou a Operação Epagoge e cumpre 22 mandados nesta quinta dia 30, no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.Os 75 agentes federais cumprem mandados em Curitiba, Piraquara, Guaratuba, Balneário Camboriú e São Paulo.

 

A investigação teve início em 2015 a partir da suspeita de que empresas de um mesmo grupo estariam atuando mediante ajuste, prejudicando a concorrência em licitações promovidas pelo Poder Público, principalmente para a compra de eletrônicos.

 

No inquérito policial identificou-se que algumas das pessoas jurídicas funcionavam no mesmo endereço e pertenciam aos mesmos proprietários, a indicar que empresas fictícias atuavam candidatando-se simultaneamente no mesmo certame, a fim de viabilizar que uma delas se sagrasse vencedora, com possibilidade de manipular os preços.

 

Segundo dados da CGU, entre 2010 e 2019, as empresas participantes do grupo firmaram contratos com o Poder Público em valores que ultrapassaram R$ 60 milhões. (Com Catve)

 

 

 

SICREDI 02