Brasil e Mundo

Os festivais de música prometem bombar em 2020 no Brasil

Os festivais de música prometem bombar em 2020 no Brasil

Muito além de Rock in Rio e Lollapalooza, o cenário de festivais no Brasil é grande e tem opção para todos os gostos e bolsos.

 

O mercado de festivais de música está crescendo. Segundo estudo do site norte-americano de ingressos Festicket, as pessoas estão indo mais a festivais, e não apenas isso: estão, inclusive, se utilizando do app do ônibus e comprando a passagem mais próxima para viajar ao encontro dos seus artistas preferidos.

 

Outra pesquisa, dessa vez da plataforma Sympla, junto ao núcleo de pesquisa DATA SIM, constatou que, em 2018 e 2019, houve 2 mil eventos de música no Brasil. Isso apenas demonstra o fato que esse boom de festivais de música não é só no exterior.

 

Esses eventos são uma forma excelente para o público conhecer novas bandas e músicos, assim como servem de divulgação para artistas iniciantes. Até hoje, não houve nenhum grande artista que não tenha passado por um festival como desconhecido. Além disso, provavelmente, todo mundo já conheceu um artista querido em um festival musical.

 

O cenário de festivais brasileiros não para

 

Vendo esse mercado em crescimento acelerado, muitas produtoras já começaram a investir em festivais, que podem não ter um público do tamanho do famoso Lollapalooza, por exemplo, mas que atendem à demanda popular muito bem.

 

O cenário de festival brasileiro, seja multigênero ou não, com artistas internacionais ou não, não acaba nos renomados Rock in Rio e Lollapalooza.

 

Veja, a seguir, outras alternativas de festivais de música que fogem da multidão dos grandes eventos e mantêm a cena musical viva.


Festival Grls!

 

Dos artistas que se apresentam em festivais, 87% são homens, 98% dos produtores musicais são homens, 90% do dinheiro da indústria musical vai para homens e 90% dos artistas indicados ao Grammy são homens. Foi baseado nesses dados que surgiu o Festival Grls!

 

Com um line-up 100% composto por mulheres, o evento de dois dias terá a 1ª edição em março de 2020 e acontecerá no Memorial da América Latina. O line-up será composto pela vencedora do Grammy Kylie Minogue, o grupo Little Mix, a cantora Tierra Whack e as cantoras brasileiras IZA, Gaby Amarantos, Mulamba, Linn da Quebrada e Mc Tha.

 

A ideia que o festival realizado pela Time For Fun quer passar é justamente do empoderamento feminino. Por isso, além de atrações musicais, o festival contará com workshops, palestras, podcasts e talks com mulheres e não-binárias reconhecidas.


Festival de Música em Trancoso

 

Serão oito dias de música clássica e popular, jazz e world music no festival mais peculiar do Brasil. O Música em Trancoso tem o objetivo de dissipar a música, levando arte e culturas para o público.

 

Além de atrações como a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e orquestras que tocarão trilhas sonoras de clássicos, como O Fantasma da ópera e My Fair Lady, o festival concederá atividades gratuitas como concertos e aulas de iniciação musical.

 

O evento que surgiu em 2012 ocorre uma vez por ano, e, em 2020, acontece entre os dias 14 e 21 de março, com shows no glamouroso Teatro L’Occitane, em Trancoso, na Bahia.


Festival Abril pro Rock


Quem acha que o line-up do Rock in Rio ficou leve demais pode começar a frequentar o Abril pro Rock, festival de rock pesado que já está na sua 28ª edição.

 

A premissa do festival é mostrar a renovação da música e dar visibilidade para uma nova geração de bandas pesadas, apresentando-as para um novo público, ao mesmo tempo que agrada os veteranos.

 

Entre as atrações estão bandas como a americana Deicide e a inglesa Lock Up. Já alguns dos grupos brasileiros que vão marcar presença são as bandas Taurus, Caravellus, Red Razor, entre outras.


O Abril pro Rock acontece nos dias 10 e 11 de abril no Baile Perfumado em Pernambuco, Recife.

 

MECAFestival


O MECAFestival possui 10 anos de existência e tem um diferencial: cada edição, além de não acontecer religiosamente uma vez por ano, ocorre em um lugar diferente. Até hoje, já foram 20 eventos com a presença de 115 artistas nacionais e internacionais.

 

Em 2020, o festival já tem programado a versão MECAInhotim, que vai acontecer no Instituto Inhotim, em Brumadinho, entre os dias 5 e 7 de junho. A 6ª edição do festival levará DJs, artistas talks, arte visual, workshops e visitas guiadas.

 

O line-up musical, assim como o restante da programação, ainda não foi divulgado. Porém, por ser a edição de 10 anos de aniversário do evento, o público espera uma experiência maravilhosa.


Coala Festival

 

O Coala Festival é um evento que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo. Ele nasceu em 2014 e tem como objetivo apresentar novos artistas brasileiros para o público, sem descartar a participação dos clássicos.

 

Em 2018, o festival foi bastante reconhecido por sua programação ser composta, majoritariamente, por artistas negros e nordestinos.

 

A edição de 2020 do Coala Festival acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro e o line-up, que ainda não foi divulgado completamente, contará com o MC Nego Bala.

 

Seja de música alternativa, clássica, rock pesado ou pop, o Brasil já é um terreno fértil para os festivais de música. Então, o que está esperando para comprar os ingressos, as passagens e viajar rumo a essa experiência?

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02