Brasil e Mundo

O Brasil nunca teve um número tão alto de famílias endividadas

O Brasil nunca teve um número tão alto de famílias endividadas

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a Peic, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, 77,5% das famílias brasileiras relatam te m dívidas a vencer. É o maior percentual já registrado em 12 anos e levantamento.

Em apenas um ano, o crescimento foi de mais de 10 pontos percentuais. Em março do ano passado, para comparação, a proporção de famílias endividadas era de 67,3%

Na avaliação da CNC, a alta no endividamento do brasileiro é reflexo da inflação, que vem pressionando cada vez mais o orçamento do brasileiro, que acaba tendo que tomar crédito para dar conta das obrigações mensais.

A pesquisa também monitora o índice de inadimplência, que é formado pela proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso.

E, em março desse ano, também alcançou o maior patamar da pesquisa. Cresceu quase 1 ponto percentual em relação ao mês anterior e mais de 3 pontos na comparação anual, atingindo 27,8%. E o percentual de famílias que declararam não ter condição de quitar débitos em atraso e que, portanto, seguirão inadimplentes ficou em 10,8%.

O cartão de crédito continua sendo, disparado, o principal meio de endividamento do brasileiro: 87% das famílias têm dívidas no cartão.

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02