Brasil e Mundo

No WhatsApp, caminhoneiros ameaçam nova greve; tabela de frete pode ser suspensa

No WhatsApp, caminhoneiros ameaçam nova greve; tabela de frete pode ser suspensa

Quase dois mil caminhoneiros estão em organizados em outros 15 grupos do aplicativo WhatsApp criados para discutir uma possível paralisação da categoria a partir desta segunda-feira (22). Eles estariam contrariados com a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que estipulou a nova tabela de preços mínimos do frete rodoviário, divulgada na última quinta-feira, 18, com valores abaixo dos esperados. A tabela entrou em vigor neste sábado (20).

 

A realização da paralisação não é consenso entre os participantes. Parte dos grupos é refratária à ideia por conta da dificuldade financeira que teriam com os dias sem trabalhar.

 

Segundo os jornais ‘Folha de S. Paulo’ e ‘O Globo’, o caminhoneiro Wanderlei Alves, o Dedeco, disse que recebeu do ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freias, uma confirmação de que a tabela do frete seria suspensa nesta segunda-feira (22), devido à reação da categoria. Dedeco, que é do Paraná, foi um dos líderes da paralisação dos caminhoneiros em 2018. Desta vez, contudo, ele disse que não faz parte desses grupos que estariam articulando a greve.

 

“Conversei com o ministro por telefone hoje (domingo), assim que ele terminou a reunião com a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres). Amanhã (segunda) vão suspender a resolução. E na terça-feira (23) sai no Diário Oficial”, disse Dedeco, a ‘O Globo’.

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deve se reunir com representantes de caminhoneiros e outras entidades afetadas pela nova tabela de fretes na próxima semana. Inicialmente a reunião está marcada para a quarta-feira, 24.

 

Os administradores dos novos grupos negam ser articuladores do movimento, ao mesmo tempo em que algumas lideranças que tomaram a dianteira durante a paralisação de 2018 não estão em nenhum deles. Os grupos estão organizados por estados.

 

Semana


O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) preparou uma programação especial para celebrar a Semana do Caminhoneiro, comemorada de segunda até a sexta-feira (26). Entre segunda e a quarta-feira (24), a entidade vai oferecer aos associados o curso de Direção Econômica, focado no aperfeiçoamento dos profissionais. (Com Bem Paraná)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02