Já está definida a data de realização das Provas do Enem
Segundo cronograma divulgado na tarde desta quarta dia 27, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano vão ser aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Conforme o calendário, as inscrições vão estar abertas de 6 a 17 de maio.
Em abril, nos dias 1° à 10, os estudantes poderão fazer a solicitação para não pagar a taxa de inscrição. Neste mesmo período, o Inep vai fazer a recepção das justificativas daqueles que faltaram ao exame do ano passado (2018). De acordo com o instituto, o edital do Enem será publicado mês que vem.
No ano que se passou, foram 5,5 milhões de pessoas inscritas, no entanto, apenas 4,1 estiveram presentes nos dois dias em que a prova ocorreu. Nos dois domimgos de prova, os estudantes precisarão executar conhecimentos de linguagens, que inclui redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
Os resultados do Enem podem ser utilizados para três processos seletivos: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), em que o candidato concorre à vagas no ensino superior público; Prouni (Programa Universidade Para Todos), que é a concorrência a vaga em alguma instituição privada e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), em que se define como a obtenção do financiamento para estudar em um Centro de ensino superior privado.
Neste ano (2019), o Sisu ofertou 235,4 mil vagas que foram distribuídas em 129 universidades públicas do país. Além de poderem se inscrever em universidades brasileiras, os estudantes têm a possibilidade de fazer inscrição em 37 instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. (Com Agência Brasil)
Veja Também: