Brasil e Mundo

INSS reduz atendimento a partir de segunda; aposentadoria por idade e seguro-maternidade agora só pelo telefone 135

INSS reduz atendimento a partir de segunda; aposentadoria por idade e seguro-maternidade agora só pelo telefone 135

A partir de segunda dia 21, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos.

 

Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

 

Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

 

 

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

 

Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

 

Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

 

O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.

 

Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:

 

- Alterar meio de pagamento

- Atualizar dados cadastrais do beneficiário

- Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

- Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

- Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf

- Cadastrar Declaração de Cárcere

- Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família

- Cadastrar ou renovar procuração

- Cadastrar ou renovar representante legal

- Desbloqueio do benefício para empréstimo

- Desistir de aposentadoria

- Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados

- Pensão por morte

- Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS

- Reativar benefício

- Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho

- Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

- Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário

- Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

- Transferir benefício para outra agência (Com Agência Brasil)

 

 

 

SICREDI 02