Brasil e Mundo

Brasil recebe certificado de país livre da febre aftosa

Brasil recebe certificado de país livre da febre aftosa

Brasil recebe nesta quinta dia 24, o certificado de país livre da febre aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), com sede em Paris.

 

Inácio Kroetz, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, está na França e falou que, o certificado sanitário representa o reconhecimento da vitória de uma longa e dura trajetória de pecuaristas e do setor veterinário oficial brasileiro.


O certificado atestará que a febre aftosa está controlada em todo o território brasileiro, por meio da aplicação de vacinas. O novo desafio será enfrentar a etapa final do processo de erradicação da doença no país e na América do Sul, ampliar as zonas livres sem vacinação, e, em especial no Brasil, alcançar a condição de país livre da febre aftosa sem vacinação. O Paraná está no bloco 1 de Estados que só pretendem vacinar até 2019.

 

Kroetz ressalta que o Paraná vem cumprindo um protocolo internacional de prevenção e deve fazer esse pedido no primeiro semestre de 2019.

 

A aftosa é uma doença que ataca rebanhos de bovinos e outros animais de casco bipartido. Seu controle facilita a abertura de mercados para exportação. (Com AEN)

 

 

 

SICREDI 02