Um homem de 37 anos foi detido pela Polícia Militar na noite de sexta-feira (28) após ameaçar a companheira e o enteado com uma faca dentro de casa, em Nova Laranjeiras. De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia foi acionada por volta das 21h30 pela vítima, uma mulher de 36 anos.
Segundo o relato, o agressor chegou à residência por volta das 22h em estado de embriaguez e, de forma alterada, dirigiu ameaças de morte contra a mulher e o filho dela, de 15 anos. Ele foi encontrado ainda no local pelos PMs e, após cooperar com a abordagem, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Laranjeiras do Sul.
A vítima afirmou que, apesar das ameaças com o objeto cortante, não sofreu agressões físicas.
No início da tarde de quarta-feira (26), a equipe da Polícia Militar foi acionada para atender uma situação de furto.
No momento do acionamento, a equipe da PM retornava de outra ocorrência e, após se reorganizar, deslocou-se até o local informado, chegando aproximadamente uma hora depois.
No local, em contato com a responsável por um estabelecimento comercial, esta relatou que, durante o horário de almoço, quando o comércio estava fechado, clientes visualizaram um indivíduo no interior do local. A responsável verificou as câmeras de segurança e constatou que o homem mexia no caixa e, logo após, saiu pelos fundos.
Populares detiveram o suspeito até a chegada da equipe policial. Ao ser abordado, o indivíduo apresentava visível estado de embriaguez, fornecendo informações desconexas e alegando que estaria no estabelecimento tentando reaver um valor que supostamente teria perdido.
Durante a busca pessoal, foi encontrada uma pequena quantia em dinheiro. A responsável relatou ainda que o suspeito teria saído com as chaves do estabelecimento, porém elas não foram localizadas, e o indivíduo não soube informar onde estariam.
A equipe conduziu o suspeito para atendimento médico para realização de exame de lesão corporal e, posteriormente, foi dada voz de prisão, sendo ele encaminhado para a unidade policial para os procedimentos cabíveis.
A Carreta Saúde da Mulher, iniciativa do Governo do Paraná executada por meio da Secretaria da Saúde, encerrou a 10ª parada em Nova Laranjeiras com 1.624 atendimentos, sendo 439 consultas médicas, 547 ultrassonografias, 160 exames citopatológicos (Papanicolau) e 478 mamografias. A ação também contemplou mulheres de Laranjeiras do Sul, Marquinho, Laranjal, Palmital, Virmond, Guaraniaçu, Quedas do Iguaçu, incluindo a Aldeia Rio das Cobras, a maior terra indígena do Paraná.
Especificamente para as mulheres da aldeia indígena Rio das Cobras, a ação ofertou 40 mamografias, 31 ultrassonografias e exames citopatológicos (Papanicolau), além de orientações de promoção de saúde e autocuidado. O território é a maior terra indígena do Paraná e está localizado entre Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu, com 19 mil hectares de área, e ocupada por mais de 3 mil indígenas das etnias Guarani e Kaingang, segundo o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) do Ministério da Saúde.
Os serviços oferecidos na Carreta Saúde da Mulher incluem mamografia bilateral para rastreamento (mulheres de 40 a 74 anos) e diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico (Papanicolau, para mulheres de 25 a 64 anos), ultrassonografias de mamas, transvaginal e de tireoide, e orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Os resultados dos exames de ultrassom são entregues na hora, e os demais possuem prazos reduzidos (até cinco dias para mamografia e 15 dias para citopatologia), garantindo agilidade no diagnóstico e no início de um eventual tratamento.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância da iniciativa para a saúde das mulheres paranaenses. "Trabalhamos para descentralizar os atendimentos, levando ações para perto da população, oferecendo um serviço de diagnóstico mais rápido e próximo das pessoas", declarou.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, complementa que a ação é fundamental para alcançar quem mais precisa. Ela enfatiza que a Carreta Saúde da Mulher é a materialização do cuidado e do olhar do Estado para as mulheres, levando o diagnóstico precoce para as diversas regiões do Paraná.
"A ação da Secretaria de Saúde tem como objetivo atender as mulheres que, por um motivo ou outro, não têm tempo ou não conseguem chegar às unidades de saúde, garantindo que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam acessíveis a todas", explicou a diretora.
MAIS ATENDIMENTOS – A Carreta Saúde da Mulher está na 11ª parada, em Palmas, na região Sudoeste. A unidade móvel fica no Parque de Exposições Pé Vermelho (Rua José Joaquim Bahls, 1.608, Alto da Glória) e atenderá também as mulheres do município e de Coronel Vivida, Coronel Domingos Soares e Clevelândia, até sábado (29).
PARANÁ ROSA – A Carreta Saúde da Mulher é um dos pilares do programa Paraná Rosa 2025, uma campanha permanente do Governo do Estado que visa ampliar o cuidado e a conscientização sobre a saúde da mulher, com foco na prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
Neste ano, também será promovida a 1ª Corrida da Vigilância em Saúde em Curitiba. O evento é gratuito, acontece no dia 14 de dezembro (domingo) e marca o encerramento das ações do Paraná Rosa 2025. Com 5 mil vagas, a prova será em Curitiba, com largada na Avenida Dário Lopes, em frente às bilheterias do Estádio Durival Britto e Silva - Vila Capanema, no bairro Rebouças. A Sesa estima que as inscrições abram no dia 28 de novembro, por meio de plataforma on-line que será divulgada posteriormente.
As ações do Paraná Rosa também incluem a distribuição de 150 mil exemplares da Cartilha Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde do Paraná com materiais informativos sobre prevenção, autocuidado e direitos da mulher.
Outra ação foi a exibição do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman, que mostra a rotina de uma professora e influenciadora digital ao descobrir o câncer de mama. Ele foi exibido em 41 cidades, em parceria com o Sesc-PR e a Secretaria da Cultura, durante o mês de outubro.
Por - AEN
Na noite de sexta-feira (21), por volta das 21h40, a equipe da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica, na localidade de Monte Belo, área rural de Nova Laranjeiras.
No local, a vítima de 39 anos, relatou que seu marido, chegou em casa embriagado e passou ameaçar de morte a solicitante e os três filhos do casal de 14 anos, nove anos e seis anos.
Temendo pelas ameaças fugiram do local e buscaram abrigo na casa de uma vizinha, onde foi acionada a PM.
Foi realizado patrulhamento porém o autor não foi localizado, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.
Na noite de quarta-feira (19), a equipe da Polícia Militar foi acionada pela unidade de saúde após idoso dar entrada com ferimentos na face.
Um familiar relatou que por volta das 21h, foi verificar, como de costume a situação do idoso, que mora sozinho. Ao adentrar a residência deparou-se com o local em desordem e todo revirado, e o idoso se encontrava com a cabeça coberta por tecidos, amordaçado e amarrado em uma cadeira.
Segundo relato do idoso, esse foi surpreendido por três masculinos enquanto dormia. Em breve vistoria no local os familiares deram falta da carteira do idoso qual continha seus documentos pessoais e a quantia de R$300 e que os possíveis autores teriam adentrado à residência pela janela dos fundos, com o auxílio de uma escada.
Diante do relato as partes foram devidamente orientadas
A 10ª parada da Carreta Saúde da Mulher será em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Paraná, a partir de segunda-feira (17), onde permanecerá até sexta (22), com um diferencial: o atendimento a mulheres da aldeia indígena Rio das Cobras. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), leva exames preventivos e diagnósticos de alta qualidade para mais perto das mulheres paranaenses. A previsão é realizar mais 1,5 mil atendimentos, entre consultas e exames, na região.
A estrutura móvel estará no Lago Municipal de Nova Laranjeiras, junto ao Centro de Eventos ASPM, na Rua São João Batista, ao lado do Hotel e Restaurante Martello. A carreta fará o atendimento para mulheres de Nova Laranjeiras e também dos municípios de Laranjeiras do Sul, Marquinho, Laranjal, Palmital, Virmond, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu.
O secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, destaca a importância da iniciativa como um serviço que está mudando a realidade de muitas mulheres que moram no Interior. “A chegada da carreta a Nova Laranjeiras reforça o compromisso do Governo do Estado em descentralizar o acesso à saúde. Com essa carreta, estamos levando a saúde para mais perto das cidadãs paranaenses. Ela vai rodar o Estado com equipamentos de ponta, garantindo que o diagnóstico chegue mais rápido e o tratamento possa ser iniciado o quanto antes", afirmou.
ALDEIA RIO DAS COBRAS - Para as mulheres da aldeia indígena Rio das Cobras, a ação prevê a oferta de 40 mamografias, 31 ultrassonografias e exames citopatológicos (Papanicolau), além de orientações de promoção de saúde e autocuidado. Elas serão atendidas, especialmente, no dia 17.
O território é a maior terra indígena do Paraná e está localizado entre Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu, com 19 mil hectares de área. É ocupado por mais de 3 mil indígenas das etnias Guarani e Kaingang segundo o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) do Ministério da Saúde.
CARRETA SAÚDE DA MULHER - A Carreta Saúde da Mulher oferece exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico (Papanicolau, de 25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, assim como orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Com o objetivo de oferecer agilidade no diagnóstico, os resultados de exames de ultrassom são entregues na hora. Os demais exames têm prazos diferentes. Um protocolo é entregue para acompanhar os resultados de mamografias, em até cinco dias, e de citopatologia, em 15 dias.
Para participar, as mulheres devem fazer o agendamento no sistema do município, sendo necessário apresentar a guia de encaminhamento e o pedido médico para a efetivação do atendimento.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, complementa que a ação é fundamental para alcançar quem mais precisa e enfatiza que a Carreta Saúde da Mulher é a materialização do cuidado e do olhar do Estado para as mulheres, levando o diagnóstico precoce para as diversas regiões do Paraná.
"A ação da Sesa tem como objetivo atender as mulheres que, por um motivo ou outro, não têm tempo ou não conseguem chegar às unidades de saúde, garantindo que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam acessíveis a todas", explicou.
PRÓXIMA PARADA - Depois de atender a região de Nova Laranjeiras, a Carreta Saúde da Mulher segue para a 11ª parada, em Palmas, onde ficará entre 24 e 29 de novembro. O programa já contabiliza mais de 15 mil procedimentos realizados em diversas cidades do Paraná, demonstrando o sucesso da estratégia de saúde itinerante.
A Carreta Saúde da Mulher foi lançada em setembro com o objetivo de percorrer todo o Estado e dar atendimento a cerca de 18 mil mulheres em mais de 60 cidades. Tem sido de grande importância para reduzir ou mesmo acabar com a demanda por exames, como na cidade de Cerro Azul, onde a fila para mamografia foi zerada. O projeto é estratégico, com atendimento especializado a mulheres que vivem longe dos grandes centros.
Por AEN


-PortalCantu-29-11-2025.png)


-PortalCantu-09-11-20252.png)
-PortalCantu-09-11-2025.png)
-PortalCantu-15-11-2025.png)
-PortalCantu-29-11-2025_large.png)


-PortalCantu-09-11-20252_large.png)


-1-PortalCantu-30-11-2025_large.png)
-PortalCantu-30-11-2025_large.png)
-PortalCantu-30-11-2025_large.png)
-PortalCantu-30-11-2025_large.png)
-PortalCantu-29-11-2025_large.png)
-PortalCantu-29-11-2025_large.png)
-PortalCantu-29-11-2025_large.png)

_large.jpg)
_large.jpg)







