Últimas notícias de Guaraniaçu

O Secretário Estadual de Esportes, Douglas Fabrício, esteve em Cascavel, na manhã desta quinta dia 23, para reunião de Secretários do Esporte dos Municípios e Gestores do Esporte, e dirigentes da região.

 

O secretário de Esporte Renato Dri, e, o diretor de esportes Márcio Kessler participaram do evento que também contou com a presença do deputado estadual André Bueno (PDT) e abordou sobre o esporte no Paraná.

O prefeito Osmário Portela (PDT) na companhia do secretário de Saúde, Wanderlei Portela, esteve no início desta semana, cumprindo com várias audiências em Curitiba.

 

Acompanhado do Chefe da Casa Civil do Estado, Valdir Rossoni (PDT), e, do já denominado “Embaixador de Guaraniaçu” no que se refere as causas junto ao governo do estado, o deputado estadual André Bueno (PDT), o prefeito esteve com o governador Beto Richa (PSDB), de quem recebeu recursos na ordem de R$ 500.000,00 (quinhentos mil) reais.

Uma comitiva liderada pelo vice-prefeito José Gracioso (PMN) e pelo vereador Flávio Rossoni Filho “o Fefo” (PMN), estiveram na capital do Estado nesta quarta dia 22.

 

Visitando o gabinete do deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC), de onde obtiveram o auxílio parlamentar do deputado, no valor de 50.000,00 (cinquenta) mil reais, para aquisição de óleo diesel em prol de conservação e recuperação de estradas rurais do município.

Na sessão ordinária desta segunda dia 20, do Poder Legislativo de Guaraniaçu, foram apresentadas duas novas propostas de lei de autoria do Poder Executivo que devem ser discutidas e votadas nas próximas reuniões ordinárias.

 

As duas matérias são de abertura de crédito no orçamento do Município e prevêem remanejamento de dotação orçamentária na área de Saúde para adequação no empenho de despesas relacionadas ao plantão médico bem como para custeio de indenizações decorrentes de rescisões de trabalho tanto no setor de Saúde como também na Educação e Administração.

Poderão participar do processo seletivo os (as) professores (as) de língua inglesa da educação básica (educação infantil, anos iniciais, ensino fundamental e médio), desde que já possuam um curso de graduação.

 

O curso de especialização em língua inglesa a distância oferece um total de 30 vagas para o polo UAB Guaraniaçu.

Durante a sessão ordinária do Legislativo Municipal de Guaraniaçu a ser realizada na noite desta segunda dia 20, os vereadores devem discutir e votar três indicações e quatro projetos de lei que estão em pauta.

 

Entre as indicações uma solicita a instalação de vários hidrantes na rede de água em pontos estratégicos dos bairros e centro da cidade para auxiliar o Corpo de Bombeiros em ocorrências de combate a incêndio. Este pedido é autoria do vereador Flavio Francisco Rossoni Filho (Fefo).

A administração municipal comunica que os funcionários da Agência do Trabalhador estarão no decorrer desta semana, realizando um “curso” para Agentes de Microcrédito na cidade de Cascavel.

 

O curso está sendo ministrado pelo SEBRAE-PR se encerrará somente no próximo sábado dia 25.

A Câmara Municipal foi o palco para a reunião que contou com a presença dos representantes da Associação regional das Casas Familiares Rurais da Região Sul do Brasil - Arcafarsul, prefeito, vice, vereadores, secretários e a direção da unidade da Casa Familiar Rural do município.

 

Em pauta a possibilidade da manutenção da escola em funcionamento.

Os ajustes são necessários, pois a Lei 432/2008 contempla apenas alguns pontos do Município com Zona de Comércio e Serviços.

 

Na grande maioria reconhecia apenas como Zona Residencial, o que impedia que Comércios e Indústrias, trabalhassem na formalidade e retirassem seus Alvarás, Certidões e Licenças.

Durante a sessão ordinária realizada na noite de segunda dia 13, os vereadores de Guaraniaçu aprovaram quatro projetos de lei que estavam na pauta de trabalho, além de quatro indicações apresentadas pelos edis.

 

Em 2º turno foi aprovada uma matérias que autoriza o Executivo Municipal conceder Imóvel Público para construção da sede da Associação Comitiva Marcas da Ferradura.

Na tarde desta terça dia 14, foi realizada uma reunião de trabalho para discutir todos os procedimentos de coordenação e funcionamento da Fábrica de Sucos e Polpas, já em fase de implantação no Município.

 

O encontro contou com a presença de representantes da AAFAMIG – Associação dos Agricultores Familiares de Guaraniaçu, Emater, Sebrae e do Governo Municipal através da Secretaria de Agricultura, na pessoa do engenheiro de alimentos, Rafael Mizuta, responsável pelo desenvolvimento do projeto e do Vice- Prefeito, José Gracioso (PMN).

Tendo em vista, o registro de um caso de “Raiva” confirmado na região, os Técnicos da Vigilância em Saúde, realizaram visitas em propriedades Rurais e na Escola da Comunidade de Bela Vista, para realizar orientação sobre as prevenções a serem adotadas contra a doença.

 

A raiva é uma zoonose (doença que animais transmitem aos humanos e vice-versa), sendo fatal em quase 100% dos casos.

Ao todo serão quatro os cursos “gratuitos” a ser ofertados pela UAB – Universidade Aberta Brasil / Pólo de Guaraniaçu, com duração de curso que varia de 01 (um) a 04 (quatro) anos, dependendo da opção de cada candidato.

 

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 29/03 pelo site: www5.unioeste.br opção Educação a Distância – EAD Unioeste – Inscrições.

Em um dia histórico para a comunidade de União da Serra, o Chefe da Casa Civil do Estado, secretário Valdir Rossoni (PSDB), na companhia do deputado estadual André Bueno (PDT), e do prefeito Osmário Portela (PDT).

 

Entregou oficialmente a Ordem de Serviço no valor de R$ 1.445.000,00 para a recuperação total da estrada que liga a rodovia BR 277 até a barranca do Rio Piquiri, num trecho aproximado de 35 quilômetros.

A entrega aconteceu na sexta dia 10.

 

Num dia histórico para a comunidade de União da Serra, o Chefe da Casa Civil do Estado, secretário Valdir Rossoni (PSDB), na companhia do deputado estadual André Bueno (PDT), e do prefeito Osmário Portela (PDT), entregou oficialmente a Ordem de Serviço.

Pagina 1 de 58