Paraná

Advogada 'prata da casa' é nomeada para Diretoria Jurídica de Itaipu

Advogada "prata da casa" é nomeada para Diretoria Jurídica de Itaipu

A advogada Mariana Favoreto Thiele, de 38 anos, empregada de carreira de Itaipu, é a nova diretora jurídica da usina binacional. Ela substitui o advogado Cezar Ziliotto, que ficou no cargo durante sete anos e meio.

 

A nomeação foi publicada na edição de terça-feira (6) do Diário Oficial da União. O ato leva a assinatura do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A posse está marcada para 9h, em solenidade no Centro Executivo de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

 

Terceira diretora de toda a história da margem esquerda da usina de Itaipu e quinta "prata da casa" a ser nomeada para um cargo de diretoria, Mariana tem 17 anos de empresa. Ela é o quinto nome escolhido pelo presidente Bolsonaro para compor a equipe do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna. A Diretoria Executiva de Itaipu é composta por 12 diretores, seis deles brasileiros e outros seis paraguaios.

 

O primeiro a ser nomeado pelo presidente Bolsonaro foi o general Joaquim Silva e Luna, seguido do almirante Anatalicio Risden Junior, na Diretoria Financeira Executiva, do general Luiz Felipe Carbonell, na Diretoria de Coordenação e do engenheiro Celso Villar Torino, empregado de carreira da Itaipu.

 

Mariana conta com o apoio irrestrito do diretor-geral brasileiro, que conseguiu emplacar mais um nome em seu quadro.

 

RECONHECIMENTO

 

Natural de Londrina, Mariana é viúva e tem dois filhos. Ela entrou na Itaipu em 2002. Graduada pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002) e pós-graduada em Direito Administrativo (2005), Mariana possui formação em Educação Executiva e tem MBA em Gestão de Previdência Complementar.

 

Mariana atuou por 16 anos na Diretoria Jurídica da Itaipu, entre 2002 a 2018, nas funções de superintendente e gerente de Licitações e Contratos. Desde abril de 2018, exercia a função de diretora superintendente da Fibra (Fundação Itaipu Brasil de Previdência Complementar). Recentemente havia sido nomeada como assistente do diretor-geral brasileiro.

 

Entre suas atividades profissionais, a nova diretora participou do Conselho Deliberativo da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Comitê de Investimentos da Fibra, Comitê de Ética da Itaipu e Comitê de Segurança da Informação.

 

A nova diretora jurídica também integrou a Comissão Julgadora do Concurso de Monografias - Natureza Jurídica da Itaipu, o Comitê de Responsabilidade Socioambiental, da margem esquerda, e comissões específicas de análise e julgamento.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02