Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - UFFS realizou curso de boas práticas de fabricação e conservação de alimentos

práticas de fabricação e conservação de alimentos

O curso teve como objetivo fornecer orientações para manipulação higiênica dos alimentos para a produção de hortaliças congeladas na prática, para capacitar produtores de alimentos de Laranjeiras do Sul.

 

O evento foi realizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com o curso de Engenharia de alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A capacitação foi realizada na segunda-feira, 24 de abril, no novo espaço disponibilizado pela prefeitura, a Cozinha Escola, no Centro de Eventos. 

A Cozinha Escola Comunitária é um projeto em parceria com o Governo do Estado do Paraná. É um local adequado para realização de Cursos de Capacitação e Geração de Renda na área de alimentos que foi implantado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novos produtos através do estímulo das agroindústrias e microempreendedores no município de Laranjeiras do Sul. O curso teve participação de produtores de alimentos da Associação de Feirantes de Laranjeiras do Sul (AFELAR) e da Comunidade Santo Antônio de Pádua. 

Os temas abordados foram higienização correta de frutas e hortaliças, importância da qualidade da água, higienização do local de trabalho, preparo dos alimentos com higiene e produção de hortaliças congeladas. O curso foi ministrado pela professora Dra. Eduarda Bainy e estudantes do curso de Engenharia de alimentos da UFFS que participam do Projeto de Extensão da UFFS “Alimentos Seguros na Cantu” e teve apoio dos técnicos e estagiários de Agronomia da Secretaria municipal de agricultura e AFELAR.

Os participantes produziram hortaliças congeladas, como cenoura fatiada, mix de couve-flor e brócolis, purê de abobora, purê de batata-doce, temperos, e outros, que serão utilizados em um segundo módulo de capacitação que será realizado em maio com uma outra parceria, visando a diversificação da produção, com tortas e pães utilizando as hortaliças congeladas fabricadas no primeiro módulo.

 

 

 

 

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia