Fique por Dentro

Irã lança mais de 100 drones em direção a Israel: autoridades em alerta

O Irã lança mais de 100 drones em direção a Israel: autoridades em alerta.

As autoridades das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram que mais de 100 drones foram lançados a partir do Irã em direção ao país e estão trabalhando para interceptá-los. De acordo com informações oficiais, os drones devem levar algumas horas para alcançar Israel, mas os militares esperam conseguir interceptá-los antes disso.

Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel declararam: "Recentemente, o Irã lançou veículos aéreos não tripulados de seu território em direção a Israel. Nossa defesa aérea está em alerta máximo, com a Força Aérea e a Marinha em missão para proteger nosso espaço aéreo."

Esses ataques foram provocados por retaliação a um ataque ao consulado do Irã em Damasco, na Síria, que resultou na morte de sete iranianos, incluindo dois generais.

O Irã lançou uma segunda e terceira onda de drones contra Israel, além de disparar mísseis balísticos contra alvos israelenses nos “territórios ocupados”, como divulgado pela mídia estatal do país. Testemunhas no Iraque afirmaram ter avistado dezenas de drones voando do Irã em direção a Israel e, por isso, o Iraque fechou o seu espaço aéreo e suspendeu todo o tráfego aéreo.

Adicionalmente, o Líbano também fechou temporariamente o seu espaço aéreo em meio a essa situação.

O porta-voz das IDF, contra-almirante Daniel Hagari, informou à imprensa que poderá haver interrupções no GPS durante a operação de interceptação dos drones e avisou que qualquer ataque adicional será comunicado separadamente ao público.

Os Estados Unidos foram os primeiros a identificar os lançamentos dos drones e notificaram imediatamente Israel. Israel possui um sistema de defesa aérea robusto capaz de interceptar diversos tipos de ameaças, mas Hagari alertou que é importante que a população siga as orientações de segurança e fique atenta a possíveis sirenes de alerta.

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02