Fique por Dentro

Fruteira, bancada ou geladeira: onde guardar frutas e hortaliças?

Fruteira, bancada ou geladeira: onde guardar frutas e hortaliças?

Você acaba de voltar do supermercado ou da feira carregando várias sacolas com frutas, legumes, verduras e então chegam as dúvidas: quais alimentos devem ir para a geladeira? Qual a melhor forma de higienizá-los?

Especialistas e ajudam a esclarecer essas e outras questões comuns sobre o armazenamento e limpeza de alimentos.

 

🛒Cuidado começa na hora da compra

 

O professor Alessandro Nogueira, chefe do departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), alerta que os cuidados começam ainda na hora da compra, quando é preferível escolher aqueles alimentos que estejam menos machucados.

 “É importante verificar se o pedúnculo [aquele cabinho na parte superior] está na fruta. No caso do limão, é preciso observar se ele mantém aquela 'coroazinha'. Com relação à alface, o talo deve estar rígido, as folhas brilhantes e a cabeça bem formada”, explica.

O professor ressalta que, para alguns alimentos, é possível estabelecer uma regra e comprá-los o mais maduros possível, já que agrotóxicos têm o chamado tempo de carência ou intervalo de segurança para evitar a contaminação das frutas e legume e a aplicação do produto costuma ser nos primeiros estágios de desenvolvimento.

Porém, é importante pesquisar a origem dos alimentos e considerar que nenhum método é capaz de eliminar 100% os agrotóxicos.

Segundo o Atlas do Agrotóxico, entre os alimentos mais contaminados por defensivos estão: pimentão, goiaba, cenoura, tomate, alface, uva, beterraba, laranja, abacaxi e manga.

 
 
 
Para consumir frutas e hortaliças com mais segurança, os cuidados começam ainda na hora da compra — Foto: Reprodução/Freepik

Para consumir frutas e hortaliças com mais segurança, os cuidados começam ainda na hora da compra — Foto: Reprodução/Freepik

 

🧺 Armazenamento

Chegando em casa, é importante não cair na tentação de guardar os alimentos ainda nos saquinhos plásticos em que eles foram colocados na feira ou no supermercado.

“A primeira coisa é tirar do plástico, porque o alimento está vivo, consumindo oxigênio. Se deixar de um dia para o outro, ele vai consumir todo o oxigênio que estava ali e o processo de respiração acaba, dando início ao de fermentação, fazendo com que o sabor da fruta ou da hortaliça fiquem ruins ou alterados”, explica o professor.

Após a correta higienização (aprenda a seguir), o ideal é transferir os alimentos para recipientes apropriados.

 
Em vez do plástico da feira ou do supermercado, o ideal é transferir os alimentos para potes após a higienização — Foto: Sem crédito

Em vez do plástico da feira ou do supermercado, o ideal é transferir os alimentos para potes após a higienização — Foto: Sem crédito

 

🖐️ Geladeira, bancada ou fruteira?

 

Qual o melhor local para guardar cada alimento? A recomendação varia de acordo com a durabilidade do produto.

Confira nas tabelas abaixo as orientações da Embrapa, conforme a cartilha de Recomendações para Compras, Armazenamento e Consumo de Frutas e Hortaliças:

Hortaliças

DurabilidadeAlimentosLocal de Armazenamento
AltaAbóbora, alho e cebolabancada (local fresco)
MédiaAlface americana, batata doce, berinjela, brócolis ninja, couve, couve-flor, jiló, mandioca, pepino, pimentão, quiabo e repolhogeladeira ou bancada
BaixaAgrião, alface lisa, aspargo, brócolis ramoso, ervilha, mandioquinha (batata baroa), milho verde e rúculageladeira
 

No caso das frutas, algumas continuam amadurecendo mesmo após serem colhidas e outras não, o que influencia no tempo de durabilidade de cada uma. Entenda a seguir.

FRUTAS

DurabilidadeAlimentosLocal de armazenamento
AltaMaçã, pêrageladeira
MédiaBanana, Mamão e Mangafruteira
MédiaAbacaxi*, Laranja, Limão e Maracujá*geladeira
BaixaAbacate, Ameixa, Amora, Cereja, Damasco Nectarina, Pêssego, Melancia, Morango e Uvageladeira

*O abacaxi deve ir para a geladeira apenas descascado. Abacate e maracujá devem ir para a geladeira só quando já estiverem maduros. Caso contrário, o ideal é deixá-los na fruteira.

Embora não exista o risco de perdas nutricionais ao colocar o alimento em um local com a temperatura mais alta, a parte sensorial pode acabar sendo afetada.

No caso das folhas, há o risco de elas queimarem ao entrarem em contato com o ar mais gelado.

 
Para que as frutas e hortaliças mantenham suas propriedades sensoriais, o ideal é armazená-las nas partes mais baixas da geladeira — Foto: Sem crédito

Para que as frutas e hortaliças mantenham suas propriedades sensoriais, o ideal é armazená-las nas partes mais baixas da geladeira — Foto: Sem crédito

Tanto na geladeira quanto na fruteira, o professor reforça que os alimentos devem ficar visíveis também para que as pessoas lembrem de consumi-los.

 “Um grande problema que temos atualmente é o grande desperdício de frutas e verduras em casa. Às vezes acabamos nos descuidando e jogando fora alimentos que acabaram ficando esquecidos.”

 

 

📝Truques de conservação

Reparou que a batata e a cenoura não apareceram nas tabelas acima? É que para armazenar esses alimentos você pode recorrer a alguns truques que ajudam a conservá-los por mais tempo.

Antes de ir para a geladeira, a cenoura pode ser colocada em um pote com água.

A professora Christiane de Queiroz Pereira Pinto, responsável pela disciplina de Bioquímica e Análise de Alimentos na Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que os vegetais têm células que vão perdendo água e então acabam ficando feios e enrugados.

 "Se eu coloco o alimento na água, evito que essa perda aconteça. Até mesmo aquela cenoura esquecida no fundo da geladeira pode renascer se for colocada na água, às vezes evita de ter que jogar o alimento fora”, afirma.

 

Dentro de um pote com água, a cenoura dura mais — Foto: Sem crédito

Dentro de um pote com água, a cenoura dura mais — Foto: Sem crédito

Outra dica é guardar a batata em um ambiente escuro, como um armário ou uma gaveta.

 “Isso impede o brotamento porque mantém o alimento sem contato com a luz, que seria a ativadora desse processo”, complementa a nutricionista.

 

🧼 Higienização

Antes do armazenamento, os alimentos devem ser higienizados corretamente — Foto: Sem crédito

Antes do armazenamento, os alimentos devem ser higienizados corretamente — Foto: Sem crédito

Além do fato de às vezes ficarem “escondidas”, outro fator que pode atrapalhar o consumo de frutas e hortaliças no dia a dia é a preguiça de higienizá-las.

Então, o ideal é que o processo de limpeza seja feito logo que elas chegam em casa. Assim, quando bater a vontade, os alimentos estarão prontos para serem degustados ou incluídos em alguma receita.

A seguir, o chefe do departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG o passo a passo da limpeza eficiente:

  1. Verifique se alguma parte deve ser descartada, como uma folha de alface com início de podridão;
  2. Debaixo da torneira, lave folha por folha das hortaliças usando as mãos. No caso das frutas, aquelas com casca lisa podem ser lavadas com as mãos ou com uma esponja de louça nova e limpa e um pouquinho de detergente. As frutas de casca rugosa podem ser esfregadas com uma escovinha de náilon, como aquelas de unha. Depois de esfregar bem, enxague;
  3. Usando água potável gelada, dilua uma colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água em uma bacia. Transfira os alimentos para o recipiente e deixe de molho durante 15 minutos (para calcular a fórmula ideal da solução, use de 1,5 a 3 litros de água para cada quilo de fruta ou hortaliça);
  4. Enxague em água potável e use uma centrífuga de salada, um escorredor ou um pano limpo para retirar o excesso de água e armazene no local adequado.

 

 
Para higienizar frutas é possível usar uma escovinha de náilon e um pouco de detergente — Foto: Sem crédito

Para higienizar frutas é possível usar uma escovinha de náilon e um pouco de detergente — Foto: Sem crédito

 

🚫 Cuidado com a água sanitária

Os especialistas orientam que, ao usar hipoclorito de sódio para higienizar alimentos, dê preferência aos produtos destinados exclusivamente para esse propósito e que geralmente ficam em prateleiras na seção de hortifruti.

Caso prefira usar água sanitária, é importante ler com muita atenção no rótulo se aquele produto pode ser usado para a limpeza de frutas e hortaliças.

 “A água sanitária não foi feita para isso originalmente, foi feita para limpeza pesada, por isso temos produtos com alvejantes, perfumes e outros resíduos tóxicos que passam para o alimento e podem estragá-lo”, alerta Alessandro.

 

E o vinagre?

Para usar o vinagre de forma eficiente na higienização de frutas e hortaliças, o professor orienta colocar 5 ml do produto para cada litro de água.

“Usa a tampinha do xarope das crianças para fazer essa medida. Traz um efeito satisfatório de limpeza”, explica.

Lembrando que todo o processo de limpeza deve ser feito mesmo se os alimentos forem orgânicos.

Por mais que não carreguem resíduos de agrotóxicos, frutas, verduras e legumes podem ter contaminação a nível microbiológico e, se não forem limpos adequadamente, o consumo de um produto contaminado pode causar problemas gastrointestinais.

 

🕐Por que algumas frutas estragam mais rápido que outras?

Quantas vezes você comprou algumas frutas para comer ao longo da semana, mas teve que jogar várias delas fora porque acabaram estragando antes do consumo?

Para evitar o desperdício de alimentos é interessante entender que, enquanto algumas frutas - chamadas de climatéricas - continuam a amadurecer mesmo após serem colhidas, outras param de amadurecer logo após a colheita.

Essa diferença de classificação tem a ver com a produção do hormônio etileno, produzido em muito mais quantidade por aquelas que seguem amadurecendo após a colheita (climatéricas).

Saber essa diferença permite um planejamento alimentar mais eficiente. No caso das climatéricas, elas podem ser compradas ainda verdes para que amadureçam aos poucos em casa. Já as não climatéricas devem ser escolhidas maduras e no ponto certo de consumo.

O fato de uma fruta ser climatérica ou não climatérica também interfere no armazenamento.

“Algumas frutas podem ser sensíveis à produção do gás etileno. Se você coloca uma banana [que libera bastante gás] perto de outras frutas que estão no ponto de consumo, elas vão apodrecer mais rápido”, explica a professora Christiane.

Por isso, frutas climatéricas não podem ficar todas amontoadas na fruteira, é preciso manter uma certa distância entre elas, bem como separá-las de frutas que produzem menos etileno.

➡️ Climatéricas

  • 🥑Abacate
  • 🫐 Ameixa
  • 🍌 Banana
  • 🧅Caqui
  • 🥝 Kiwi
  • 🍎 Maçã
  • 🍠 Mamão
  • 🥭 Manga
  • 🍋 Maracujá
  • 🍈 Melão
  • 🍊 Nectarina
  • 🍐 Pera
  • 🍑 Pêssego
  • 🍅 Tomate

 

➡️Não climatéricas

  • 🍍 Abacaxi
  • 🫐 Amora
  • 🥔 Carambola
  • 🍒 Cereja
  • 🥥 Coco
  • 🫒 Figo
  • 🍒 Framboesa
  • 🍊 Laranja
  • 🍋 Limão
  • 🍋 Melancia
  • 🍓 Morango
  • 🧅 Romã
  • 🍇 Uva

 

🌟Mais dicas

O processo de amadurecimento das frutas também pode ser utilizado a nosso favor.

“Posso pegar uma banana e um abacate e colocá-los juntos dentro de um saquinho de papel para promover o amadurecimento do abacate”, complementa a nutricionista.

A especialista conta que truques como colocar papel filme ou papel alumínio na ponta da banana ajuda, sim, a conservar a fruta por mais tempo.

 "O etileno vai ser liberado também quando a fruta for machucada ou cortada, ela vai liberar mais como um fator de proteção. Ao tirar as bananas do cacho e depois proteger a pontinha com um papel você irá impedir que a parte machucada da fruta entre em contato com o oxigênio, então isso ajuda a banana a não estragar tão rápido”, finaliza.
Por - G1

SICREDI 02