Fique por Dentro

Com que frequência você deve lavar o sutiã? Especialistas respondem

Com que frequência você deve lavar o sutiã? Especialistas respondem

Você já ficou sem lavar o sutiã por mais de um dia de uso? Apesar de comum, a prática pode afetar tanto a saúde de quem usa quanto a durabilidade da peça.

“É todo dia: você usou, tem que lavar. É como toda roupa normal, não tem diferença”, diz Hilka Espírito Santo, membro da Comissão de Mastologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Mas o que pode acontecer se a peça não for higienizada logo? O Guia de Compras consultou especialistas para esclarecer essa e outras questões, como o momento mais adequado de descartar o sutiã. Leia abaixo.

  

Se eu não lavar o sutiã, o que acontece com...

  • ... a minha pele?

Com o uso, a roupa pode acumular sujeira, suor e outras secreções corporais. "O sutiã se transforma em um abrigo para fungos e bactérias", explica, a marca de lingeries Intimissimi.

Em contato com a pele, isso pode causar alergia ou infecção de pele”, alerta a mastologista Hilka Espírito Santo.

Caso você perceba uma infecção de pele na região dos seios, a médica orienta a procurar um dermatologista, além de um mastologista, para garantir que o problema não seja algo mais grave relacionado à mama.

  • ... o sutiã?

Ao ficar muito tempo sem lavar, a sujeira acumulada pode impregnar no tecido. “A peça fica amarelada, o que dificulta a limpeza e exige uma maior esfregação”, diz a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano.

Segundo Cassiano, isso pode danificar o item, que costuma ser mais frágil do que outras roupas. “Neste sentido, também é recomendado tomar cuidado com o (desodorante) antitranspirante usado, que também pode amarelar a peça”, avisa a especialista.

 

 

Como lavar?

A lingerie é uma roupa mais delicada, que pode vir com detalhes em renda e ornamentos que não se encontram em outras peças.

“Dependendo da forma utilizada para limpeza, o sutiã pode criar bolinhas, se lavado com outras peças”, informa Marinês Cassiano. A recomendação é usar recursos como sacos de proteção para evitar o contato entre as roupas.

A Intimissimi orienta a melhor forma de lavar:

  1. Fechar o sutiã.
  2. Lavar à mão, evitando água quente.
  3. Lavar à máquina usando o ciclo delicado (máx. 30°C) e sacos de proteção. Não centrifugar.
  4. Secar à sombra, pendurando pelo centro da peça.

 

Quando descartar?

O propósito do sutiã é sustentar as mamas. Então, a regra de ouro é: se perder a elasticidade, está na hora de trocar.

“Não tem um tempo certo, vai do conforto e preferência de cada um. Mas o seio precisa estar bem sustentado e você precisa ter a sensação de suspensão”, indica Hilka Espírito Santo. “Não importa o tamanho da mama”, diz.

“A mama tem ligamentos, que dão a sustentação. Com o tempo, por conta da gravidade, o ligamento vai se desgastar e a mama vai ficando pêndula, caída. Se fica muito pêndula, você vai ter desconforto na coluna e na própria mama”, explica a mastologista.

 
 
 
 
 
Por - G1

SICREDI 02