Colombianos cercam torcedora japonesa e a obrigam repetir palavras ofensivas contra si
O comportamento de alguns torcedores colombianos na Rússia vem gerando críticas na Colômbia e ganhou repercussão mundial, assim como o caso dos brasileiros que assediaram uma russa.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, homens vestidos com camisas da seleção nacional aparecem fazendo uma japonesa repetir grosserias em espanhol e em outro, entram no estádio com álcool escondido em um binóculo.
Em uma das publicações, um grupo de colombianos aparece cercando uma japonesa e, após fazer a torcedora repetir o placar da partida em espanhol, pedem para ela reproduzir palavras de ataque a si mesma. A japonesa, sem entender a língua, atende ao pedido dos colombianos. O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia emitiu nota oficial repudiando a atitude dos compatriotas.
"Convidamos os conterrâneos que portam a camisa tricolor e que representam milhões de colombianos no Mundial da Rússia a fomentar o respeito e o bom trato. Rechaçamos os maus comportamentos; não representam nossa cultura, nosso idioma e nosso povo", diz o texto.
A nota acrescenta que o comportamento dos torcedores de repetir mensagens grosseiras em espanhol não desagrada apenas a mulher, mas também insulta outras culturas, o idioma local e o país. "É assombroso maltratar uma mulher aproveitando-se das barreiras idiomáticas", acrescenta o ministério. (Com Folha PE)
Veja Também: